21 setembro 2006

Lógica de programação 1

Então você resolveu que quer aprender a programar. Bom, se é assim, é melhor ter uma idéia de onde você está se metendo. Para resumir bastante (para os parentes, por exemplo), programar é ensinar ao computador como fazer coisas novas. O computador é um bicho danado de burro, ao contrário de você, humano ou criatura semelhante. Computadores não são muito melhores que calculadoras grudadas numa televisão. Isso nos leva ao primeiro fato da vida de um programador:

Fato 1: Quando falar com o computador, fale beeeem devagar.
É importante ler isso realçando bem o "beeeem", para que isso penetre no seu inconsciente. É claro que esse fato não deve ser levado ao pé da letra: se você realmente começar a bater altos papos com o seu computador em público, falando beeeem devagar, os não programadores vão achar que você tem algum grave problema neurológico e vão parar de te chamar pra sair (e você provavelmente não quer isso).

O que esse fato quer dizer é que como os computadores são burros feito uma porta você deve explicar detalhadamente e claramente tudo o que ele tem que fazer. Passo a passo, beeeem devagar, como numa receita de bolo para chimpanzés (chimpanzés são ótimos cozinheiros se trabalharem numa cozinha espaçosa o suficiente). A maioria das engasgadas dos programas que você criar serão mal entendidos entre você e o seu colega digital.

Nenhum comentário: