02 outubro 2006

Lógica de programação 7

Como eu prometi, hoje vamos aprender a contar. Quer dizer, espero que você já saiba contar: o que nós vamos aprender é como fazer o computador contar. Para fazer isso, nós vamos usar outro conceito importante, chamado variável. Uma variável é um espaço na memória do computador que pode guardar um dado qualquer. As variáveis têm nomes, para que o computador saiba (e o programador também!) de que espaço na memória que a gente está falando. Na nossa linguagem nós criamos uma nova variável quando damos um valor para ela pela primeira vez:

x = 10
Isso faz com que o computador reserve um espaço na memória para guardar o valor da variável x e ponha o valor 10 nesse espaço. Vamos criar mais variáveis:
y = 5
x = 11
soma = x + y
salário = 1654.32
salário anual = salário * 12
média = (4 + 5 + 2 + 3.14159) / 4
Na primeira linha criamos uma nova variável y com o valor 5. Assumindo que esse exemplo é a continuação do outro, mudamos o valor da variável x, que era 10 e passou a ser 11 (no mesmo espaço de memória em que ela estava antes, porque ela já existia quando mudamos o seu valor). Também criamos uma variável soma com o resultado da soma de x com y: o valor inicial de soma é 16. A variável salário tem um valor real, em vez de ser inteiro como nos casos anteriores. Note que na nossa linguagem o separador de casas decimais é o ponto e não a vírgula; a grande maioria das linguagens de programação usa esse formato, que não por acaso é como os americanos escrevem os números deles. A variável salário anual tem o valor de salário multiplicado por 12 (19851.84). Os parênteses funcionam como na matemática: a variável média tem a soma dos 4 valores divida por 4 (3.5353975).

Veja que nesses exemplos eu só usei o valor de uma variável depois de ter dado um valor para ela. Não importa qual a linguagem, é sempre importante garantir que a variável tem valor antes de começar usar o valor dela. Algumas linguagens dão um valor padrão (zero, por exemplo); em outras o computador avisa que você esqueceu de definir um valor inicial; outras não ligam pra isso e deixam o pepino pra você (pepino porque você não tem como saber o que você vai encontrar na memória). Você pode descobrir isso lendo a documentação ou o manual da linguagem.

Mas o computador ainda não está contando! Cadê? Cadê a contagem? Calma, esse tópico foi só a vaselina. No próximo vai.

Nenhum comentário: