25 outubro 2006

Lógica de Programação 10

Neste tópico vamos ver alguns dos operadores da nossa linguagem. Vamos começar com os operadores matemáticos:

(3 + 5) * 2 - (10 / 2)
Como você pode ver, os operadores são muito parecidos com aqueles que a gente aprende na escola: + é soma, - é subtração, * (asterisco) é multiplicação e / (barra) é divisão. Os parênteses funcionam como na matemática, mudando a ordem em que as expressões são avaliadas. Se não há parênteses, a ordem padrão é utilizada: multiplicação e divisão primeiro, depois soma e subtração.

O resultado de operadores matemáticos, que precisam de um número de cada lado, é sempre outro número: primeiro 3 + 5 é calculado, depois 8 * 2, então 10 / 2 (por causa do parênteses) e finalmente 16 - 5, resultando em 11.

Outro tipo de operadores são os de comparação:
3 == 5
3 != 5
3 < 5
1 <= 1
2 >= -5
Esses operadores precisam de um número de cada lado (por enquanto) e retornam não um número, mas um valor booleano. Valores booleanos podem apenas ser falso ou verdadeiro. Nesse exemplo, 3 é diferente de 5, então 3 == 5 (o operador para igual) retorna falso e 3 != 5 (o operador para diferente) retorna verdadeiro. Como 3 é menor que 5, 3 < 5 também retorna verdadeiro. Um é menor ou igual a 1, então 1 <= 1 também é verdadeiro, assim como 2 >= -5.

O último tipo de operador que vamos ver agora são os operadores lógicos:
falso ou verdadeiro
não verdadeiro e 3 > 2
salário > 5 * salário mínimo e idade < 30 e não solteiro
Alguns desses operadores nós já vimos, sempre precisando de um valor booleano de cada lado (com exceção do operador não). O operador ou retorna verdadeiro se qualquer um dos valores é verdadeiro (no exemplo, falso ou verdadeiro retorna verdadeiro). O operador não inverte o valor booleano: se era verdadeiro, retorna falso e vice-versa. O operador e retorna verdadeiro só se os dois valores são verdadeiros (o exemplo retorna falso, já que não verdadeiro é falso). A terceira linha mistura todos os operadores que nós já vimos: retorna verdadeiro se a variável salário tem valor maior que 5 vezes o salário mínimo (outra variável) e ao mesmo tempo idade é menor que 30 e ao mesmo tempo a variável solteiro é falsa.

Nenhum comentário: